destituído

Presidente do Sri Lanka foge para as Maldivas

O parlamento do Sri Lanka concordou na segunda-feira (11), a escolha (indireta) de um novo presidente no dia 20 de julho.


Em meio a uma forte turbulência econômica nacional, o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugiu do país para as Ilhas Maldivas, na madrugada dessa quarta-feira (13). O fato aconteceu horas antes de sua esperada carta de renúncia, devido a uma forte pressão popular para sua saída, em meio a uma profunda falta de alimentos e combustíveis no país.

Continua depois da Publicidade

O parlamento do Sri Lanka concordou na segunda-feira (11), a escolha (indireta) de um novo presidente no dia 20 de julho. Porém ainda não há acordo para escolha do primeiro-ministro do país.

Rajapaksa fugiu com sua família em um avião da Força Aérea do Sri Lanka com destino a cidade de Male nas Ilhas Maldivas. A informação foi divulgada por um funcionário da imigração que não quis se identificar.

O presidente tomou a decisão de deixar o país devido invasão de manifestantes à residência presidencial e a destruição da casa do primeiro-ministro do país, Ranil Wickremesinghe, que concordou em renunciar, após a escolha de um novo governo. 

Continua depois da Publicidade

A Força Aérea do país disse em comunicado, que um avião da instituição foi disponibilizado para a saída do presidente e sua família, que teve a aprovação do Ministério da Defesa, respeitando as normas alfandegárias daquele país.

O próximo presidente que será escolhido pelos parlamentares, deverá cumprir o restante do mandato de Rajapaksa que vai até 2024, assim também tendo o direto de escolher um novo primeiro-ministro a ser aprovado na Câmara do Sri Lanka.

Continua depois da Publicidade