NUVEM TÓXICA

Descarrilamento de trem com produtos químicos nos EUA traz transtornos ao meio ambiente da região

Famílias que moram a até 1,6km do local do acidente foram retiradas rapidamente de suas casas por precaução devido ao perigo de intoxicação pelo gás gerado na queima do produto.


Após o descarrilamento de um trem no dia 3 de fevereiro, entre Ohio, na cidade de East Palestine, e Pensilvânia nos Estados Unidos, onde transportava uma carga de produtos químicos altamente tóxicos, está trazendo consequências desagradáveis aos moradores da região, que estão sofrendo com os efeitos dos produtos químicos que estavam sendo transportados, como cloreto de vinila

Imagem: YouTube/TV Brasil

Famílias que moram a até 1,6km do local do acidente foram retiradas rapidamente de suas casas por precaução devido ao perigo de intoxicação pelo gás gerado na queima do produto. Cerca de 50 vagões, incluindo 10 transportando o cloreto, descarrilaram derramando o produto químico na região, devido ao forte cheiro e o perigo de explosões de grande proporção, foi provocado um incêndio controlado criando uma nuvem escura de uma espessa fumaça tóxica.

Continua depois da Publicidade

A concessionária de distribuição de água observou que não houve nenhuma alteração na água bruta na captação do rio Ohio. Moradores de bairros próximos da região foram evacuados devido aos riscos à saúde causados pela fumaça, mas já foram autorizados a retornar.

Devido à grande fumaça produzida pelo produto químico, as cidades e estados vizinhos prepararam medidas protetivas contra o sinistro, como o exemplo da Virgínia Oriental, onde uma concessionária de água está aprimorando o seu processo de tratamento de água contra os efeitos da nuvem tóxica em Ohio.

Porém, quando queimado, o cloreto de vinila produz cloreto de hidrogênio, uma substância altamente volátil que pode se combinar com vapor d’água para produzir ácido clorídrico. O produto químico também pode produzir fosgênio, um gás tóxico que foi usado como arma química na primeira guerra mundial.

Continua depois da Publicidade