A Senadora Simone Tebet (MDB) anunciou, nessa quarta-feira (5), o apoio nesse segundo turno das eleições 2022 à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao palácio do Planalto. Mais cedo, a emedebista já havia sinalizado um possível apoio a Lula, quando compartilhou eu seu perfil no Instagram, uma reportagem do jornal “O Globo”, com o título: Tebet encontra com Alckmin e formaliza hoje apoio a Lula”.
De acordo com Tebet, “o que está em jogo é muito mais importante do que cada um de nós. Votarei com a minha consciência e a minha razão, e a minha consciência me diz que omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. […] Há um Brasil a ser imediatamente reconstruído e um povo a ser reunido. Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado na fogueira do ódio e das desavenças”, afirmou Tebet.
Continua depois da Publicidade
Terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial desse ano com 4.915.423 votos, o que representou 4,16% dos eleitores, Tebet não retirou suas críticas ao candidato Lula, porém pretende ser uma porta voz do voto útil como compromisso de recuperar a democracia no país.
“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial em seus últimos dias de campanha, quando chamou para si o voto útil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, declarou a emedebista.
Na manhã dessa quarta-feira (5) o MDB decidiu liberar seus correligionários dos diretórios regionais para apoiarem qualquer candidato fora da legenda onde esteja sendo realizado eleições de 2º turno, inclusive no âmbito nacional, ao qual Tebet declarou oficialmente apoio ao petista.
Continua depois da Publicidade