Eleições 2022

PTB oficializa candidatura de Roberto Jefferson a presidência da República

O presidente de honra do PTB, está em prisão domiciliar desde agosto de 2021 por decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.


O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou, na manhã dessa segunda-feira (01), a candidatura do ex-deputado Roberto Jefferson à presidência da República. O anúncio foi feito na convenção nacional da sigla.

O presidente de honra do PTB, está em prisão domiciliar desde agosto de 2021 por decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por estar supostamente envolvido com a atuação de uma milícia digital que atenta contra os ministros da Corte e instituições.

Continua depois da Publicidade

Foto: Reprodução

Durante o evento, foi exibido um vídeo com uma mensagem de Jefferson (gravada), no qual se denominou “preso político”. Impedido de utilizar a suas redes sociais, o ex-deputado também não pode conceder entrevistas sem a autorização judicial. Condenado no caso do Mensalão da Petrobras em 2012, Roberto criticou os ministros STF.

“Na eleição de 2018, O PTB apoiou Bolsonaro. Desde o início do governo eu disse para ele que o PTB só queria um cargo: o de presidente da República. O chamei para fazer parte do PTB. Hoje, ele se candidata à reeleição e está sozinho, enquanto a esquerda se apresenta como o povo. O candidato da direita, no mundo todo, vem sendo desconstruído”, declarou na gravação.

O deputado federal, Daniel Silveira (PTB), que também foi preso e condenado pelo STF, esteve na convenção e defendeu, em seu discurso, a candidatura de Bolsonaro à reeleição. Apesar de ter recebido o “indulto presidencial”, Silveira foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar disse que a candidatura de Jefferson irá apoiar o presidente.

Continua depois da Publicidade

“Ele (Roberto Jefferson) vai fazer um serviço a sociedade entregando a verdade contra alguns ministros da Suprema corte para o presidente Bolsonaro possa seguir tranquilo na sua candidatura, contando com o apoio de toda a bancada petebista. Somos apoio direto ao presidente Bolsonaro”, declarou Silveira.

Jefferson não ficou longe de polêmicas, desde a sua denúncia da participação de políticos de esquerda no caso do Mensalão. Em 2020, Jefferson denunciou a existência de um “golpe parlamentarista e supremacista” contra o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Segundo o ex-deputado, o presidente teria sido atacado por “iluministros”, além de usar o termo “Corvos do STF” em referência aos ministros da Corte.

Continua depois da Publicidade

“O PTB é um partido de coragem. Não reverenciamos opressores fascistas, jamais nos renderemos. Proteger os famintos é a parte de nossa causa e de nosso destino”, destacou Jefferson.