Os economistas Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha e Pérsio Arida, divulgaram uma nota conjunta nessa quinta-feira (6) em apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno das eleições 2022. Eles afirmam na nota que a expectativa do grupo é de “condução responsável da economia”, por parte do petista.
Continua depois da Publicidade
Armínio Fraga foi presidente do Banco Central (BC) durante a gestão do Tucano Fernando Henrique Cardoso entre 1992 à 1994. Já Edmar Bacha participou da equipe econômica que formulou o Plano Real, na gestão do então presidente Itamar Franco, também no mesmo período de Fraga (1992/1994).
Alguns desses economistas reversaram seus trabalhos entre o Ministério da Economia e do Banco Central nos governos de FHC e Itamar Franco. Pedro Malan foi Ministro da Fazenda no Governo FHC e também presidiu o Banco Central na gestão de Itamar. Já Pérsio Arida, foi também um dos idealizadores do Plano Real e também foi presidente do BC em 1995.
Além dos quatro, André Lara Resende, outro economista renomado que fez parte da equipe econômica do Plano Real, também declarou voto no petista, mesmo não participando da nota conjunta.