Eleições 2022

Pesquisa PoderData indica vantagem de 6% de Lula sobre Bolsonaro

A diferença era de 8 pontos na última pesquisa realizada pelo Instituto.


A Pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (20), indica uma redução da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), separados agora por 6 pontos percentuais.

Continua depois da Publicidade

Segundo a pesquisa, Lula pontuou 43% contra 37% de Bolsonaro. A diferença era de 8 pontos na última pesquisa realizada pelo Instituto, onde o petista estava com 44% contra 36% de Bolsonaro.

Os candidatos tiveram variações dentro da margem de erro de levantamento (2 pontos percentuais para mais ou para menos), em 15 dias de diferença entre as pesquisas.    

Faltando 74 dias para a eleição do 1º turno (2 de outubro), essa é a menor diferença entre Lula e Bolsonaro desde abril desse ano, quando foram sentidos pela população os efeitos da inflação e alta dos combustíveis.

Continua depois da Publicidade

A pesquisa PoderData está sendo realizada a cada 15 dias com pelo menos 3000 pessoas entrevistadas em todo o Brasil. A trajetória entre os candidatos aponta uma gradual aproximação entre o presidente e o petista.

Correndo por fora, em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 6% dos votos válidos, seguido pela pré-candidata, Senadora Simone Tebet (MDB) com 3%. André Janones (Avante) está com 2%, Pablo Marçal (Pros) pontuou 1% das intenções de votos. Os pré-candidatos: Eymael (DC), Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), D’Avila (Novo), Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU), não pontuaram. Voto Brancos, nulos e indecisos somaram 8%.

Continua depois da Publicidade

Segundo o PoderData, essa é primeira pesquisa após a aprovação da “Pec das Bondades” (Emenda Constitucional nº123), demonstrando assim pelo levantamento, uma possível consequência da aprovação da Lei. Segundo a pesquisa, é possível também que esteja acontecendo um reflexo da redução do preço dos combustíveis através da Lei que limita a cobrança do ICMS nos estados da federação.

Com isso, os prognósticos de vitória petista ainda no primeiro turno ficam mais distantes, manifestando assim uma disputa em 2º turno entre Bolsonaro e Lula.

A pesquisa PoderData entrevistou por telefone 3000 entre os dias 17 a 19 de julho de 2022, com recursos próprios da instituição, com confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07122/2022.