Continua depois da Publicidade
Há três meses do início das convenções partidárias, o povo roraimense assiste o abrir das cortinas da disputa pelo Governo do Estado. Nos bastidores, a pré-campanha e as pesquisas eleitorais anunciam o prelúdio protagonizado por duas figuras da política local: o atual governador e pré-candidato à reeleição, Antônio Denarium (PP); e a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB).
A pesquisa mais recente de intenções de votos, realizada no fim de março pelo Instituto Alvo Consultoria, demonstra um empate técnico entre Teresa Surita (39,67%), e Antônio Denarium (38,5%). Em terceiro segue o pastor Isamar (5,67%). Fábio almeida, candidato do PSOL e o senador Rudson Leite (PV), completam a lista, com 1,17% e 0,50%, respectivamente.
Analisando os números, percebe-se uma vertiginosa queda nas pesquisas de Teresa Surita, que despencou mais de 30 pontos. Por outro lado, Denarium subiu exatos 18,7 pontos, o que configura uma surpreendente dinâmica na popularidade de ambos.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Teresa Surita foi cinco vezes prefeita de Boa Vista e já iniciou uma caravana pelo interior do Estado, denominada Vozes do Interior, onde envia uma equipe para realizar uma pesquisa das atuais demandas e mazelas da localidade e apresenta, no evento com os munícipes, as possíveis soluções para os problemas, demonstrando o seu legado de ações e obras na capital.
Já o governador Denário, que antes de 2018 atuava como empresário do agronegócio na região, foi eleito com o apoio declarado do presidente Bolsonaro, aproveitando o fenômeno ‘anti velha política’. Entretanto, enfrenta oposição por parte do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), aliado político de Surita.
Também apoiador do presidente Bolsonaro, o pastor Isamar Ramalho corre por fora nessa que será sua terceira candidatura. Anteriormente, Ramalho se candidatou ao Senado (2018) e à Prefeitura (2020), não obtendo sucesso em ambas as ocasiões.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a oficialização das candidaturas tem limite determinado: 5 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 02 de outubro e um eventual segundo turno para o dia 30 de outubro.