Com 47% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), se mantém a frente do Atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que está com 29%. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada na tarde dessa quinta-feira (28).

Montagem sobre fotos: Alan Santos-PR / Nelson Almeida-AFP
A pesquisa mostra uma estabilidade nos números. Na pesquisa anterior, Lula aparecia com os mesmos 47% dos votos, porém o presidente Bolsonaro estava com 28% das intenções de voto.
Continua depois da Publicidade
Já na pesquisa espontânea, quando não é divulgado o nome dos candidatos, Lula tem 38% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior os números indicaram 37% para o petista, contra 25% do atual presidente.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), se mantém em terceiro lugar com 8% das intenções de voto, seguido pela Senadora Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), ambos estão com 2% dos votos.
Pablo Maçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), também estão empatados na casa de 1% das intenções de voto. Os candidatos Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Continua depois da Publicidade
Votos em branco e nulos somaram 7%. Não souberam ou não opinaram indicam 4% dos entrevistados. O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas entre os dias 27 e 28 de junho em 183 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.
Segundo o Datafolha, essa projeção leva o candidato petista a vitória no 1º turno, uma vez que Lula tem mais votos que todos os outros candidatos. O instituto também define que existe uma polarização entre os dois candidatos à frente nas pesquisas, sendo que além deles os outros candidatos à presidência da República, não obtiveram grandes mudanças.