Eleições 2022

Convenções partidárias nacionais começam a partir do dia 20

A maioria dos partidos já definiram as datas, porém, cinco legendas ainda não definiram as datas de suas convenções.


A temporada de convenções partidárias irá começar. E, a partir do dia 20 de julho até o dia 05 de agosto, os partidos políticos devem alinhar suas candidaturas e coligações, conforme previsto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua depois da Publicidade

A maioria dos partidos já definiram as datas, porém, cinco legendas ainda não definiram as datas de suas convenções. O TSE já definiu que não haverá prorrogação do prazo desses eventos.

E quem sai primeiro na corrida eleitoral é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes. A convenção pedetista irá acontecer já no dia 20 de julho, com Ciro à frente pela quarta vez como candidato a mandatário do Palácio do Planalto.

O Partido dos Trabalhadores (PT), irá realizar na sequência sua convenção no dia 21, oficializando a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência.

Continua depois da Publicidade

Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), irá participara da convenção do Partido Liberal (PL) que será realizada no dia 24, a qual irá definir a sua candidatura à reeleição.

A convenção do partido de André Janones (Avante), será no dia 23 de julho. Seguindo a corrida está a candidata do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Simone Tebet. Seu partido ainda não oficializou o dia do evento, porém a data está pré-definida pela direção no dia 25, diferente do habitual a realização da convenção da legenda deverá ser virtual.

Continua depois da Publicidade

O Partido Novo (NOVO) do candidato à presidência, Luiz Felipe D’Avila, terá sua convenção marcada para o dia 30, juntamente, (mas ainda aguardando confirmação), o candidato do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Pablo Marçal deverá oficializar sua candidatura.

José Maria Eymael, do Partido da Democracia Cristã (DC), irá realizar seu evento partidário no dia 31, e finalizando o Partido União Brasil (UB), irá lançar a candidatura de Luciano Bivar no dia 05 de agosto.

Os candidatos Vera Lúcia do PSTU, Sofia Manzano do PCB e Leonardo Péricles do UNIDADE POPULAR, ainda não definiram as datas de suas convenções.