O presidente da República e candidato a reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), e o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participaram, nessa quarta-feira (12), das celebrações do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, realizadas no município de Aparecida do Norte, em São Paulo. Os candidatos representantes da direita brasileira foram acompanhados do senador eleito por São Paulo, Marcos Pontes (PL), do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, e da deputada federal Bia Kicis (PL).
Continua depois da Publicidade

Imagem: You tube UOL
Bolsonaro acompanhou a celebração das 14h, na Basílica de aparecida, maior Santuário mariano do Brasil. Essa é a terceira vez que o presidente visita a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida na condição de mandatário do executivo federal. As celebrações tradicionais da padroeira estavam suspensas há mais de dois anos, devido à pandemia de Covid-19. Porém, na volta dos festejos marianos, a religião virou uma das principais pautas políticas da campanha eleitoral desse ano entre Bolsonaro e Lula.
Em uma nota divulgada na terça-feira (11), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sem mencionar o nome de nenhum candidato, lamentou o uso da religião como forma de angariar votos no segundo turno. A CNBB afirmou que a manipulação religiosa “desvirtua valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que precisam ser debatidos e enfrentados no País”, diz a nota.
Milhares de devotos de todo o país, visitam a sede do município de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, para saudar Nossa Senhora de Aparecida, no maior Santuário dedicado à santa no mundo. A Basílica de aparecida tem capacidade de receber até 35 mil pessoas por celebração.