Dados apresentados pelo Ministério da Economia informam que Tocantins foi o estado com maior número de abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2022. Os dados foram divulgados pela instituição no boletim “Mapas de Empresas” e indicam um aumento de 28,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Continua depois da Publicidade
Nos quatro primeiros meses desse ano, Tocantins abriu 13.935 empresas. Em destaque estão a abertura de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). As atividades que impulsionaram esses números estão no comércio, seguidas por indústrias de transformação, atividades administrativas, alimentação, atividades profissionais, etc.
Segundo presidente da Junta Comercial do estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal, o resultado do crescimento se dá por uma série de medidas essenciais para desburocratizar a abertura de novos negócios. “Hoje o registro empresarial no Tocantins é feito completamente pela internet. Trabalhamos com o deferimento automático que permite ao empresário obter o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) imediatamente após o protocolo. Temos também a assinatura avançada Gov.Br que é gratuita e agiliza os processos”, afirmou Aníbal.
Para o empresário Rafael Torres, a abertura de empresas no Tocantins é muito ágil. “Eu achei o processo muito rápido. Pelo motivo que eu contratei o escritório de contabilidade, só encaminhei os documentos que ele precisava e o resto do processo foi bem tranquilo. Não vi tanta burocracia. Abrindo rápido eu consegui emitir nota e comprar meus materiais”.
Continua depois da Publicidade
O gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes, afirma que o “Simplifica Tocantins”, plataforma que unifica os processos de formalização de empresas, ainda está em aperfeiçoamento, portanto trará maior rapidez.
“A Jucentins não atua só como um órgão de registro. Assumimos o papel fundamental na integração entre os órgãos. Hoje, estamos integrados a todos os municípios do estado… Estamos trabalhando para levar essa automatização para mais instituições”, afirmou Lopes.
Continua depois da Publicidade
Participam dessa iniciativa: Sebrae, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Agência de Tecnologia da informação e Prefeituras.