Conforme dados divulgados nessa terça-feira (29), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.013 novos empregos gerados no mês de outubro de 2022. O número é resultado de 9.193 admissões, comparados com 8.180 desligamentos. O estado foi o terceiro da Região Norte na geração de empregos (números absolutos) no período.
Continua depois da Publicidade
De acordo com Zorivan Monteiro, titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), relata que o Tocantins está apresentando há dez meses consecutivos dados positivos na geração de empregos. “Nosso Estado está em uma linha crescente de desenvolvimento econômico, abertura de novos postos de trabalho e esses avanços poderão ser percebidos também no desenvolvimento social”, disse.
Segundo o Caged, em outubro desse ano, com um saldo positivo de 693 postos abertos, os setores da economia que mais tiveram destaques, foram: comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas. Os setores da Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura, vêm logo em seguida com saldo positivo de 173 novos postos; e em terceiro lugar as Indústrias em Geral com saldo positivo de 136 novos postos de trabalho no Estado.
Em todo o estado, o município de Araguaína foi o que apresentou melhor saldo de empregos no mês de outubro desse ano, com 419 postos abertos, já o município de Gurupi criou 149 postos de trabalho e no município de Colinas do Tocantins 121 novos postos de emprego foram gerados na região.
Continua depois da Publicidade
Conforme a diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, a economia é movimentada historicamente nos últimos meses do ano pelo comércio: “Com as festas de fim de ano, acontecem muitas contratações nas áreas de comércio e serviços. Grande parte desses empregos é temporária, mas os trabalhadores com um bom desempenho profissional podem garantir a sua vaga posteriormente”, explicou a diretora.