CARNAVAL E ECONOMIA

CNC prevê movimentação no turismo de R$ 8,18 bilhões durante o carnaval

A Confederação faz uma projeção para 2023 de melhoras, especialmente no segmento de bares e restaurantes, onde devem movimentar R$ 3,63 bilhões.


O carnaval 2023 deve movimentar cerca de R$ 8, 18 bilhões com atividades voltadas ao turismo e comércio no Brasil. Essas são as expectativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se os cálculos estiverem corretos, a alta será de 26,9% em relação ao ano anterior, saldo já atualizado pela inflação.

 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Embora a estimativa seja de alta, a receita do turismo com o Carnaval deve ficar em 3,3% abaixo do registrado em 2020.  Sendo que em 2021, houve uma queda de 43% em relação ao ano anterior, devido à pandemia de covid-19. No ano passado o número foi de 24%, saldo inferior em relação aos dois anos anteriores.“O carnaval é considerado o ‘Natal do turismo’ brasileiro. Nesse sentido, as atividades que o compõem foram severamente impactadas desde a decretação da crise sanitária em meados de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nos dois últimos anos”, disse a confederação completou dizendo. “Para o principal evento do calendário turístico brasileiro, as medidas restritivas significaram o cancelamento do Carnaval em diversas regiões do país, nos dois últimos anos”, completou.

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Outro ponto levantado no relatório da CNC, destacou um termômetro importante do nível de atividade do turismo: a entrada de turistas estrangeiros nos meses de fevereiro. Foram 672 mil em 2020; 36.100 em 2021; e 254,2 mil em 2022, segundo dados da PF (Polícia Federal). A receita dos negócios associados ao turismo caiu 43% no Carnaval de 2021, na comparação com 2020 devido à pandemia de covid-19. Foram movimentados, no ano passado, R$ 6,45 bilhões, 24% abaixo dos valores registrados em 2020.

A Confederação faz uma projeção para 2023 de melhoras, especialmente no segmento de bares e restaurantes, onde devem movimentar R$ 3,63 bilhões. Em seguida, vêm as empresas de transporte de passageiros, com movimentações na casa dos R$ 2,35 bilhões; e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas, com R$ 890 milhões. “Juntos, estes três segmentos responderão por quase 84% de toda a receita gerada durante o maior feriado do calendário nacional”, disse a CNC.

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A estimativa de geração de empregos durante o período de carnaval associados ao turismo deve criar 24.600 empregos temporários, sendo: 4.400 para cozinheiros; 3.450 auxiliares de cozinha e; 2.210 profissionais de limpeza. O Número de geração de empregos desse ano ficará aquém do Carnaval de 2020, quando foram criados 26.100 empregos temporários.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o principal obstáculo ao restabelecimento das receitas ao nível pré-pandemia é o atual contexto econômico menos favorável. Por exemplo, as passagens aéreas, subiram 23,53% em 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).“Os reajustes de preços de praticamente todos os segmentos, o aumento significativo da taxa de juros e o alto comprometimento da renda com dívidas fazem com que os gastos com lazer sejam comedidos, mas ainda assim consideravelmente maiores do que em 2021”, afirmou Tadros.

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