O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nessa segunda-feira (11), um acordo com a Rússia para a compra de diesel com preço mais barato. Segundo Bolsonaro, o acordo está “quase certo” e se a cotação do petróleo manter o valor abaixo dos US$ 100, pode haver uma redução expressiva no preço do diesel em todo o país.
Continua depois da Publicidade
De acordo com o chefe do executivo, é preciso que o Brasil busque acordos com países que vendam o combustível por um preço menor, o presidente afirmou que a boa relação política e comercial do Brasil com vários países do mundo, (incluindo a Rússia) será determinante.
O presidente criticou também a Petrobras, por alguns acordos firmados pela estatal. “Agora também está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. A Petrobras, alguns lá, compravam mais caro”, disse Bolsonaro em conversa com apoiadores.
Continua depois da Publicidade
Bolsonaro afirma que, após o acordo firmado, o combustível deverá chegar em até 60 dias. O presidente declara ainda que, além de garantirmos os fertilizantes no momento em que era preciso produzir alimentos no Brasil, vai ser importante também na negociação da compra do óleo diesel dos russos.
Bolsonaro também defendeu uma neutralidade do governo brasileiro, frente ao conflito estabelecido no leste europeu, porém a Rússia oferece melhores vantagens no momento, mas o presidente afirmou que não gostaria que a Rússia não estivesse em guerra contra a Ucrânia.