O Banco Central divulgou, nesta quarta-feira (13), o resultado de operações financeiras realizadas por empresas cadastradas, para testes com o ‘Drex’ (Real Digital). A instituição financeira informou que foram efetuadas 500 operações simuladas em 50 dias. Conforme o BC, os testes têm o objetivo de aprimorar o recurso digital, antes de sua veiculação pública em 2024.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O BC informou que o número de transações financeiras corresponde a vários tipos de intervenções simuladas de vendas e compras no atacado e varejo, como a criação de carteiras, emissão e destruição de Drex, além de transferências bancárias entre clientes e bancos.
Continua depois da Publicidade
Conforme o coordenador do projeto ‘Drex’, Fabio Araújo, os testes possibilitam aos participantes realizarem processos como transferências bancárias entre pessoas.
“As operações que estão sendo disponibilizadas para teste na rede são referentes a criação de carteiras para os participantes, que operam com Drex de atacado, e criação de carteiras para clientes finais, que operam com Drex de varejo. Além da criação de carteiras, os participantes já começaram a realizar operações de transferência, que podem ser diretamente entre participantes, entre um participante e seu clientes, entre clientes de um mesmo participante e até mesmo entre clientes de diferentes participantes”.
A instituição bancária afirma que os testes com o Real Digital devem continuar até a metade de 2024. Em seguida haverá o desenvolvimento de outros recursos antes de ser disponibilizado ao público. O Banco Central informou também que já conta com 16 grupos, com i11 redes de operação de instituições que estão funcionando na web.