O governador Wilson Lima viajará aos Estados Unidos da América e a Áustria, na primeira quinzena de maio, com o objetivo de obter parcerias de alto nível na área.
Ele irá acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a Washington, Nova Iorque, Atlanta e Miami nos EUA; e a Viena, na Áustria, Europa durante o período de 2 a 14 de maio.
Continua depois da Publicidade
Será recebido como um dos símbolos da conservação da maior floresta tropical do planeta, em decorrência de suas políticas públicas de defesa do bioma amazônico, da valorização do crédito de carbono plus/mais e pelo empoderamento das comunidades das 42 unidades de conservação do Amazonas, notadamente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável, das quais 28 em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Sua viagem à gigante Coca-Cola, em sua sede em Atlanta, na Georgia, aponta para um apoio ainda maior para o Amazonas na conservação ambiental.
Continua depois da Publicidade
Em Washington, os americanos também aguardam o governador como protagonista, depois que dois embaixadores americanos e a embaixadora americana no Brasil estiveram com Wilson Lima em Manaus, para conhecer a realidade ambiental do maior Estado da Federação brasileira, que tem 97% de seu território preservado.
Continua depois da Publicidade
Os EUA já anunciaram que vão colocar recursos no Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES, em torno de 2 bilhões de dólares, um aporte que deverá fortalecer ainda mais o fundo, que tem Noruega e Alemanha.
Os germânicos são os maiores parceiros do Amazonas. Já injetaram mais de 15 milhões de euros nas atividades de preservação da floresta, como também dispuseram os recursos para a construção da sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Amazonas.
Os austríacos serão os novos parceiros do Amazonas, e seguem a tradição dos investimentos dos seus vizinhos alemães.