TECNOLOGIA

Starlink deve lançar serviço de telefonia móvel via satélite em 2024

Entretanto, esse serviço só terá disponibilidade nas empresas de telefonia dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Suíça


A Starlink, empresa de comunicação que pertence ao bilionário Elon Musk, informou que irá lançar através de sua rede global de satélites, um serviço direcionado para os celulares chamado “Direct to Cell” que pretende possibilitar ao assinante do plano, fazer ligações ou navegar pela internet usando o sinal fornecido pela corporação, oferecendo o serviço em qualquer lugar do planeta.

Divulgação

O compromisso estabelecido pela empresa é trazer o recurso de mensagens de texto nos aparelhos móveis já em 2024, ainda no próximo ano a Starlink também irá oferecer o serviço de chamadas de voz, e o uso de dados móveis LTE/4G, além da conectividade com outros aparelhos via interconexão digital de objetos cotidianos com a internet (Internet das Coisas – IoT).

Continua depois da Publicidade

Entretanto, esse serviço só terá disponibilidade nas empresas de telefonia dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Suíça. O Brasil ainda não tem confirmação da chegada do serviço na região, porém novos parceiros devem ser anunciados conforme a evolução do serviço.

O serviço que será oferecido pela Starlink não precisa de antenas de transmissão, como as utilizadas na telefonia móvel tradicional, o Direct to Cell irá usar um modem no próprio satélite, que substituirá as torres tradicionais de celular em operação. Com isso, os satélites enviam o sinal até uma rede de transmissão na Terra. No caso, essas estruturas criadas pela operadora de celular parceira, irá levada direto para os smartphones ou dispositivos móveis compatíveis.