O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (31/01), investimentos de R$ 63,8 milhões para fortalecer a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas. Os recursos serão aplicados em sete programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que este ano completa 20 anos de criação.
Continua depois da Publicidade
Pela internet, já estão disponíveis para consulta os editais voltados ao desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, com a oferta de bolsas, além da realização de eventos científicos e tecnológicos. O endereço é fapeam.am.gov.br.
O governador lançou, ainda, um Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. O documento reúne 50 estudos de 2020 a 2022, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico no estado.
Homenageado pela diretoria da Fapeam como Governador patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas, Wilson Lima afirmou que os avanços continuarão nos próximos anos. Segundo ele, entre os desafios está o de socializar o conhecimento, especialmente aqueles voltados ao cotidiano de quem mora na capital e no interior, deixando um legado para a população.
Continua depois da Publicidade
“Desde 2019, a gente tem mantido um ritmo de investimentos de recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação com o lançamento de editais. E a cada vez que a gente lança um edital, a gente vai incorporando novos elementos, vai ampliando essas oportunidades. O que a gente tem conseguido alcançar é a popularização da ciência, que é algo que eu persigo muito. Levar a ciência à escola, incentivar que os alunos das séries iniciais possam ter esse olhar voltado para pesquisa, e também levar a ciência para o interior”, disse o governador Wilson Lima.
Continua depois da Publicidade
A solenidade aconteceu na sede do Governo do Amazonas, com a presença de pesquisadores e gestores da área de CT&I. Estiveram presentes secretários estaduais, o deputado estadual eleito, Daniel Almeida; a reitora em exercício da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Dra. Kátia do Nascimento; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dr. Sylvio Puga; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante; a diretora da Fiocruz Amazônia, Dra. Adele Schwartz Benzaken; o chefe-geral da Embrapa, Everton Rabelo; e a diretora do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Dra. Antônia Maria Ramos.