Foi realizado nesse domingo, 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins, a cerimônia de posse do governador reeleito, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e do seu vice-governador, Laurez Moreira (PDT). A solenidade foi presidida pelo deputado Antonio Andrade (Republicanos), atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
A cerimônia também contou com a participação da senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (União Brasil), do senador Eduardo Gomes (PL), da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), entre outras autoridades do judiciário, do legislativo e prefeitos de diversos municípios tocantinenses.
Continua depois da Publicidade
Durante a cerimônia de posse, o presidente da Aleto ressaltou o caráter do governador Wanderlei Barbosa. “Certamente ele governará seguindo os princípios da fé e da honradez, o que nos permite afirmar que o Tocantins vai seguir com ações propositivas, buscando desenvolvimento para melhorar as condições do povo tocantinense. Tenho certeza de que, com a experiência de Laurez e Wanderlei, vamos ter um excelente trabalho. Aqui começa uma nova história para a nossa gente”, afirmou o presidente da Andrade.
O governador Wanderlei Barbosa recebeu a faixa de Antonio Andrade e fez o juramento oficial, assim como o vice-governador Laurez Monteiro, prometendo cumprir as constituições (Federal e Estadual). Ao iniciar seu discurso, Wanderlei Barbosa, ressaltou sua humildade na condução de seu governo nos próximos 4 anos. “Eu farei o meu governo de maneira simples, para que as pessoas tenham proximidade com o meu gabinete. Quero que os programas sociais da nossa gestão atinjam as pessoas. Eu quero cuidar do meu povo”, afirmou Barbosa.

Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Após o recebimento da faixa governamental, Wanderlei fez um discurso onde apresentou resultados da sua gestão, que assumiu em outubro de 2021, e garantiu manter o bom desempenho para os próximos quatro anos.
Continua depois da Publicidade
“Esses resultados representam a prestação de contas que fazemos questão de externar. Temos um compromisso e vamos alcançar muito mais nos próximos anos, com atuação expressiva em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Como governador não vou mandar, mas vou comandar para o povo tocantinense”, afirmou o governador.
Emocionado, o chefe do Executivo agradeceu aos tocantinenses pela confiança, prometendo honrar e governar o Estado de forma justa, atendendo a contento todos os cidadãos do Estado. “Obrigado a todos que confiaram em mim para poder governar este Estado. Agradeço a todos que me fizeram chegar aqui. No nosso Governo teremos muito respeito, aos órgãos de Justiça, aos órgãos legislativos e aos tocantinenses. Deus abençoe o nosso Estado. Obrigado a todos”, discursou.
Continua depois da Publicidade

Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Após um ato ecumênico na Primeira Igreja Batista de Taquaruçu, na Praça dos Girassóis, o vice-governador Laurez Moreira reforçou o potencial do Tocantins e afirmou que vai contribuir com a gestão de forma ativa para melhorar, cada vez mais, o bem-estar social da população.
“Eu sei da responsabilidade que é ser um vice-governador, ainda mais ao lado do nosso Wanderlei Barbosa. Garanto que ele e o Estado terão um vice-governador que dará tranquilidade e serviço, pois minha experiência me ensinou e estarei aqui para ajudar. Nós dois nascemos aqui no Estado e vamos fazer uma administração não só para o Tocantins, mas também para o Brasil, haja vista o potencial que temos”, declarou o vice-governador Laurez.
O governador finalizou a cerimônia de posse, declarando um trabalho em conjunto para o bem do estado de Tocantins. “Meu vice será de extrema importância para a nossa gestão. Quero dizer ao povo do meu Estado da certeza de uma coisa, que vamos trabalhar diariamente para corresponder essa confiança. Vou conversar com todos os setores e os prefeitos. Peço sempre para que meus secretários atendam bem a todos e todas, com educação e cuidado, pois somos remunerados para atendê-los. Estamos à disposição e essa é nossa obrigação”, finalizou Wanderlei.