O presidente da Rússia Vladimir Putin disse nesta terça-feira (21) que o seu país vai suspender sua participação no novo tratado START com os Estados unidos, que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados.
Continua depois da Publicidade
Putin afirmou que tomou sua decisão a contragosto. “A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse o presidente a parlamentares no final de um discurso no Parlamento russo, quase um ano após o início da guerra contra a Ucrânia.
O tratado START foi assinado em Praga no ano de 2010, e entrou em vigor no ano seguinte. A resolução foi prorrogada em 2021 por mais cinco anos, logo após a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Conforme o tratado, foi limitado o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar, assim como, o número de submarinos para lançar mísseis e a quantidade de bombardeiros terrestres.
Continua depois da Publicidade
A Rússia tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, com cerca de 6.000 ogivas ativas, segundo especialistas. Rússia e os Estados Unidos, juntos possuem cerca de 90% das ogivas nucleares do mundo – o suficiente para destruir o planeta inúmeras vezes.