MUNDO

União Democrática Cristã vence a eleição para o parlamento da Alemanha

Partido de centro-direita, obteve 28,6% dos votos, entretanto precisa fazer alianças políticas para ter governabilidade no país europeu


Foi realizada nesse domingo (23), na Alemanha, a eleição para a Bundestag (parlamento alemão), com a vitória da União Democrática Cristã (CDU) de centro-direita com 28,6% dos votos. O partido, liderado por Friedrich Merz, conseguiu 208 das 630 cadeiras do legislativo europeu. Contudo, para que Merz seja eleito primeiro-ministro, é preciso que sejam feitas alianças para assegurar a governabilidade política da Alemanha.

Imagem: x.com/_FriedrichMerz

Apesar da necessidade de formar coalizões políticas, Friedrich Merz afirmou que não deverá formar aliança com a “Alternativa para a Alemanha” (AfD), partido de direita que obteve 20,7% dos votos com 151 cadeiras do parlamento alemão. Entretanto, a líder da “AfD”, Alice Weidel, disse que está disponível para negociações com a ‘CDU’. Weidel indicou que deixar seu partido de fora seria uma “fraude eleitoral”.

Continua depois da Publicidade

Na contrapartida, Friedrich Merz tem intenções de formar coalizão com o Partido Social Democrata (SPD), partido de centro-esquerda liderado pelo atual chanceler alemão, Olaf Scholz. O SPD obteve 121 cadeiras da Bundestag (parlamento alemão).

A eleição do parlamento alemão chamou a atenção do presidente dos EUA, Donald Trump (Republicanos-EUA), que pressiona para que a “Alternativa para a Alemanha” (AfD), faça parte do novo governo. Para que essa iniciativa seja concretizada, Trump poderá aplicar uma política tarifária mais rígida contra Berlim, caso a “AfD” não seja inclusa na coalizão.