MUNDO

Trump é condenado por tribunal de Nova Iorque por fraude comercial

O ex-presidente é acusado de ter escondido pagamentos feitos a uma atriz pornô americana para que fosse encoberto o caso extraconjugal entre os dois


O Tribunal de Nova Iorque condenou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), nessa quinta-feira (30), acusado de falsificar registros comerciais, que envolvem pagamentos feitos a uma atriz pornô, Stormy Daniels durante sua campanha eleitoral em 2016, quando foi eleito presidente. Com a condenação, Trump se torna o 1º presidente americano a ser condenado por um crime.

Imagem: Drop of Light/Shutterstock

O ex-presidente foi considerado culpado pelos 12 jurados da corte novaiorquina de 34 acusações, a qual Trump teria escondido pagamentos feitos a uma atriz pornô americana para que fosse encoberto o caso amoroso extraconjugal entre os dois durante a campanha eleitoral de 2016. A sentença proferida pelo tribunal americano será divulgada no dia 11 de julho, a quatro dias da convenção nacional do Partido Republicano (15 a 18 de julho), que irá escolher definitivamente o candidato da sigla para a disputa da Casa Branca em novembro deste ano.

Continua depois da Publicidade

Trump poderá enfrentar quatro anos de prisão a cada uma das 34 acusações impetradas ao ex-presidente. As penas, somadas, podem chegar a 136 anos de prisão. Contudo, o ex-presidente poderá ter direito à liberdade condicional, porém o mesmo deverá recorrer da decisão judicial.

Após a decisão da corte, conforme o New York Times, o ex-presidente declarou aos jornalistas que “julgamento foi uma vergonha e fraudado por um juiz corrupto”. Trump fez referência ao juiz Juan Merchan, responsável pela ação judicial.