Os presidentes dos Poderes da República divulgaram uma nota em conjunta nessa segunda-feira (9) defendendo a democracia. Os três representantes dos Poderes da União afirmaram que estão unidos contra qualquer ato contra o estado de direito.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
“Os Poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília. Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria”, diz a nota.
Continua depois da Publicidade
A nota é assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e pelo presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
O presidente Lula, decretou nesse domingo (8) intervenção federal na segurança pública em Brasília. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou do cargo o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias após a invasão de radicais aos prédios dos Três Poderes. Também ordenou a retirada dos manifestantes de todas as ocupações em QGs e unidades militares pelo país no prazo de 24h. Agentes de segurança do Distrito Federal estiveram na manhã dessa segunda-feira (9) para o cumprimento da ordem.
Continua depois da Publicidade
Veja a nota na íntegra: