FORA DO JOGO

TRE-AM formar maioria pela cassação do mandato de Silas Câmara

Silas afirma em nota que irá recorrer da decisão do colegiado eleitoral do Amazonas e pretende levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou nesta quarta-feira (31), o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) pelo placar de 4 votos a 2. Além de Silas, o deputado federal Adail Filho também teve seu mandato cassado.

Foto: Agência Câmara

A representação enviada contra Silas foi de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE). Câmara é acusado pelo MPE do crime de gasto ilícito de recursos financeiros com fretamento de aeronaves durante a campanha eleitoral de 2022.

Continua depois da Publicidade

O relator do caso foi o juiz, Pedro de Araújo Ribeiro, que votou favorável à cassação do mandato, seguido pela vice-presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, e dos juízes Marcelo Pires Soares e Fabrício Frota Marques. Apenas dois votos foram contrários à cassação ficando com os juízes Marcelo Vieira e Victor Liuzzi Gomes.

Na eleição de 2022, Silas foi eleito pelo partido Republicanos com 125.068, contudo, a cassação do parlamentar afeta também o mandato do deputado federal Adail Filho, pois o mesmo foi eleito através dos votos da legenda obtidos por Câmara, e com a decisão do TRE-AM os votos de Silas são automaticamente anulados e Adail fica sem os votos suficientes da legenda.

Silas afirma em nota que irá recorrer da decisão do colegiado eleitoral do Amazonas e pretende levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continua depois da Publicidade