Uma das novidades que estão sendo empregadas em Manaus na modernização do sistema de transporte público da capital amazonense é a implantação do sistema de reconhecimento facial no novo Terminal de Integração da Cachoeirinha, o T2, localizado na zona sul da cidade. A iniciativa deverá contribuir para uma maior segurança dos usuários e trabalhadores do transporte coletivo municipal.
Continua depois da Publicidade
Sobre o novo sistema, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) afirmou que além do Terminal da Cachoeirinha a iniciativa deverá ser ampliada, nos próximos meses, para todos os terminais da cidade.
“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Estamos acompanhando de perto o funcionamento do sistema e amanhã (segunda-feira) faremos a entrega do T2. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus”, enfatizou Almeida.
Continua depois da Publicidade
O monitoramento das câmeras será interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO) e o sistema deve conseguir identificar todos os usuários que utilizam os terminais de ônibus, bem como armas de fogo que estejam portando. Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, de uma investigação, ou em casos de atos de violência, como um assalto.
David também ressaltou que a mesma tecnologia será utilizada nos ônibus que circulam pela capital. Atualmente cerca de 60% da frota já conta com câmeras instaladas e a expectativa é que todos os veículos disponham do sistema de monitoramento a partir do segundo semestre deste ano.