ECONOMIA

Sepror e MDA buscam beneficiar comunidades tradicionais da agricultura amazonense

Alinhamento fortalece o funcionamento dos Conselhos Rurais e a necessidade de reconhecimento de novos territórios de populações tradicionais


A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) se reuniu com a Superintendência no Amazonas do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), na quarta-feira (17/07), quando foram tratados assuntos voltados para a agricultura familiar e agendas conjuntas de fortalecimento do setor primário do Amazonas como as capacitações, o lançamento do Plano Safra e funcionamento dos Conselhos Rurais.

FOTO: Nailson Castro / Sepror

Para o secretário da Sepror, Daniel Borges, o alinhamento com o MDA é assertivo, fazendo as intermediações necessária junto ao Governo Federal e a Secretaria executando as políticas públicas, levando benefícios aos que mais precisam e desenvolvendo o setor primário.

Continua depois da Publicidade

“Tivemos várias pautas positivas com o superintende. A questão de fortalecimento dos Conselhos Estadual e Municipais, alinhamento de trabalho quanto ao Plano Safra e sempre priorizando a melhoria de vida de quem mora e trabalha no campo. É assim que seremos mais precisos nas tomadas de decisões quanto à produção rural no Amazonas”, explicou o secretário.

Sendo pré-requisito para o acesso institucional em diversas políticas públicas do Governo Federal, os Conselhos Municipais Rurais necessitam estar ativos e o trabalho alinhado entre Sepror e MDA vai focar na reativação dos que não estão em atividades.

O superintendente no Amazonas do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Marcos Brito, afirma que é fundamental um trabalho alinhado para maior alcance às famílias da agricultura.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o superintendente, a busca pelo alinhamento junto ao Governo do Estado por meio da Sepror faz parte de um movimento nacional de parcerias e fortalecimento dos trabalhos de base junto às famílias do campo, ao mesmo tempo em que se organiza esse público, agricultores e agricultoras familiares, para que tenham acesso aos recursos do Plano Safra Federal.

“Esse momento é superimportante, pois estamos em um processo de consolidação de sete territórios dentro do Amazonas e ampliando a interação do Governo Federal com as comunidades tradicionais que atuam na Agricultura Familiar. Vai ser muito proveitosa a parceria entre MDA e Sepror”, afirmou Brito.

Continua depois da Publicidade

Como primeiro ato conjunto, Marcos Brito anunciou a realização de um seminário sobre o orçamento e lançamento do Plano Safra no Amazonas, quando também serão debatidos assuntos referentes aos Territórios de Comunidades Tradicionais, a ser realizado nos dias 28 e 29 de agosto.

Fonte: Agência de Notícias Amazonas