As eleições presidenciais do Equador, realizadas neste domingo (20), terão no segundo turno, a candidata de esquerda, Luiza González e o empresário liberal, Daniel Noboa. Luiza foi a vencedora do pleito com 33% dos votos e Noboa obteve 24% do total apurado. Os candidatos irão disputar a presidência do Equador no dia 15 de outubro. Substituindo o candidato assassinado Fernando Villavicencio, Christian Zurita foi o terceiro lugar com 16% dos votos.

Imagem: Youtube RTVE
A eleição realizada neste domingo, levou às urnas cerca de 13, 4 milhões de eleitores. O Equador possui um total de 18,3 milhões de habitantes. No exterior, autoridades equatorianas relataram ocorrências em que os eleitores tiveram “dificuldades” para votar “via eletrônica”.
Continua depois da Publicidade
Conforme as pesquisas, a ex-deputada e advogada Luiza González seria a mais votada no pleito deste ano. Em seu discurso, González afirmou aos seus eleitores que ela será a primeira mulher a disputar o segundo turno de uma eleição presidencial no Equador.
Porém, eleitores simpatizantes da política realizada pelo ex-presidente Rafael Correa, e o apoio dos jovens pela imagem de “outsider” na política, o empresário teve uma aceitação meteórica na votação, pois o nome de Daniel não aparecia nas pesquisas. Noboa é filho de um dos homens mais ricos do país.