O presidente Lula (PT) durante o programa Conversa com o Presidente, desta terça-feira (14) afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve mudar os seus métodos de funcionamento que perdura desde a fundação, em 1945. Para o petista, a regras da ONU não se aplicam em 2023 (não vale nada), e afirmou ser “incompreensível” o veto aplicado pelos EUA à proposta do Brasil apresentada no Conselho de Segurança da instituição.

Foto: Youtube
Lula defendeu o fim do direito de veto pelos países com cadeira permanente. “Só um país teve o direito de vetar e vetou, que foi os EUA, isso é incompreensível. Por isso, nós lutamos para mudar a ONU. A ONU de 1945 não vale mais nada em 2023”, declarou
Continua depois da Publicidade
O presidente afirmou que as atitudes tomadas por Israel na guerra contra o grupo terrorista do Hamas na Faixa de Gaza é “terrorismo”. “Atitude de Israel com relação às crianças, com relação às mulheres, é atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa”, disse.
Lula declarou também que Israel tem “jogado dinheiro fora” com o conflito na Faixa de Gaza. O petista afirmou que enquanto vários países tentam diminuir os gases do efeito estufa no planeta, enquanto “os caras ficam jogando bomba toda hora”. “Quanto dinheiro jogado fora. Quanto dinheiro gastado numa guerra quando temos 735 milhões de crianças passando fome no mundo”, disse.