O ministro do Turismo, Celso Sabino (UB-PA) afirmou, nesta terça-feira (22) durante uma sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, que o governo federal deve lançar um novo programa de barateamento de passagens aéreas “nos próximos dias”. A declaração do ministro vem em meio ao problema gerado pela agência on-line de viagens 123 milhas de suspender a emissão de passagens e venda de pacotes promocionais previstos para s meses entre setembro a dezembro de 2023.

Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Conforme Celso, os ministérios do Turismo, Portos e Aeroportos, Minas e Energia e as empresas Gol, Latam e Azul estão com as negociações bem “avançadas”. Também participa das negociações a Associação Brasileira de Companhias Aéreas (Abear).
Continua depois da Publicidade
O ministro do Turismo afirmou que o objetivo do programa é diminuir o valor das passagens aéreas e aumentar a conexão interna. Sabino também disse que deve ser aumentado o número de destinos, além de melhorar a conexão internacional. Conforme Celso, há negociações com empresas para flexibilizar os preços de compra de passagens de voos próximos à data da viagem.
Entretanto, Celso não esclareceu se o programa está conectado ao ‘Voa Brasil’, que deve oferecer cerca de 1,5 milhão de passagens mensais, ao preço de R$200, especificamente para aposentados e pensionistas.