MUNDO

Putin é reeleito na Rússia e afirma que não irá aceitar interferências externas em sua política

Segundo a agência de notícias oficiais da Rússia, RIA Novosti, Putin obteve 87% dos votos


O presidente da Rússia Vladimir Putin, 71 anos, foi reeleito para mais um mandato de seis anos no país eurasiano, na eleição presidencial realizada nesse domingo (17).

Imagem: YouTube

Putin deve cumprir seu 5º mandato e poderá bater um recorde de longevidade na região, pois quando o país fazia parte da União Soviética, o principal líder (Josef Stalin) esteve no poder por 28 anos, e o atual presidente russo poderá chegar a 30 se completar seu mandato.

Continua depois da Publicidade

Segundo a agência de notícias oficiais da Rússia, RIA Novosti, Putin obteve 87% dos votos.

Após o resultado oficial, o presidente Russo fez um pronunciamento agradecendo aos eleitores que compareceram às urnas nesse domingo (17), afirmando a consolidação da “gestão interna”, após dois anos de bloqueios econômicos devido à guerra contra a Ucrânia iniciada em 2022. “Gostaria de agradecer a todos os cidadãos do país pelo apoio e confiança”, disse o líder eurasiano.

“Não importa quem quer nos intimidar ou quanto, não importa quem quer nos esmagar ou quanto, nunca ninguém conseguiu fazer nada assim na história. Não funcionou hoje e não vai funcionar no futuro”, disse Putin.

Continua depois da Publicidade

Repercussão pelo mundo

Líderes de países como Venezuela, Cuba e Bolívia deram os parabéns pela vitória de Putin.

Continua depois da Publicidade

Em mensagem nas suas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que Putin é um homem “embriagado pelo poder”, com a intenção de governar “para sempre”.

Para o ministro dos negócios estrangeiros britânico, David Cameron, lastimou a falta de transparência nas eleições russas. Já os Estados Unidos criticaram a realização da eleição russa em território ucraniano.