A Band Amazonas realizou na noite dessa quinta-feira (8) em Manaus, o 1º debate entre os candidatos a prefeito da capital amazonense, nas eleições municipais de 2024. Marcaram presença no evento os deputados federais pelo Amazonas, Amom Mandel (Cidadania) e o Capitão Alberto Neto (PL), além do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT). O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, não compareceu ao evento e justificou sua ausência por meio de uma nota à direção do veículo de comunicação.
Dos sete candidatos à prefeitura de Manaus, apenas dois (Gilberto Vasconcelos – PSTU) e (Wilker Barreto-MOBILIZA) não tiveram a oportunidade de participar do evento, porém terão direito de explanarem suas propostas em programas jornalísticos da casa.
Continua depois da Publicidade
As regras do evento foram definidas e distribuídas em cinco blocos:
1º bloco.
– Apresentação dos candidatos com tempo de 2 minutos de explanação para dizer por que pode ser prefeito de Manaus.
Continua depois da Publicidade
2º bloco.
– Confronto direto.
Continua depois da Publicidade
3º bloco.
– Pergunta dos jornalistas e o candidato é escolhido por meio de sorteio para responder e o mesmo deverá escolher outro candidato para debater o tema.
4º bloco.
– Confronto direto.
5º bloco.
– Considerações finais.
O debate começou com os candidatos criticando a ausência do atual prefeito que em nota à emissora explanou suas justificativa afirmando que o tom dos candidatos no evento seria de acusações e mentiras contra a sua pessoa e administração, deixando de lado as propostas de melhorias para Manaus em segundo plano.
Segundo a nota, o debate seria direcionado pelos candidatos rivais para disseminar “mentiras, ataques e fake news”, desviando o foco dos problemas reais da cidade de Manaus.
O partido do atual prefeito, “Avante”, defendeu David, informando que, enquanto os opositores preferem o caminho da difamação, a campanha de reeleição já registrou seu Plano de Governo, demonstrando compromisso com a transparência e com o futuro da cidade.
Os pré-candidatos apresentaram suas propostas, mas o tom do debate ficou marcado pelos ataques entre os candidatos, com ênfase ao deputado estadual Roberto Cidade (UB-AM), que tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
Os temas mais debatidos entre os candidatos foram: saúde, segurança, mobilidade urbana e moradia.