O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB-AM), cancelou, nessa terça-feira (14) a festa de aniversário do município que está completando este ano 155 anos de fundação, devido à indignação da população humaitaense contra ações da Polícia Federal na região, que destruiu várias balsas de extração de minerais de ribeirinhos moradores do município, que trabalhavam na captação de ouro e outros materiais.
Dedei Lobo anunciou, por meio de nota, o cancelamento de todas as atividades festivas em alusão ao aniversário do município, que estavam agendadas para os dias 14 e 15 de maio. O motivo da revogação foi um gesto de solidariedade do prefeito às famílias que residiam nessas balsas. Dedei afirmou sua condolência às famílias afetadas pela operação da PF.
Continua depois da Publicidade
“Não há clima para se festejar diante da dor e tristeza de inúmeras famílias que foram diretamente atingidas por essa ação”, ressaltou.
Conforme relatos de testemunhas, os agentes da PF invadiram essas comunidades que são próximas à sede do município na manhã desta terça (14), durante os festejos do aniversário da cidade, trazendo aflição aos moradores da região.
Diante da ação da PF, vários garimpeiros invadiram a sede do município e atearam fogo em pneus nas ruas, além de ameaçarem invadir os prédios públicos de Humaitá, principalmente o prédio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como represália à operação da Polícia Federal.