INFRAESTRUTURA

Plano integrado vai transformar o Centro em polo turístico com melhorias de mobilidade urbana

Uma das primeiras medidas a ser implantada será a pintura de sinalização horizontal em frente aos hotéis da área central, locais que recebem um grande fluxo de turistas


Em uma ação que contou com uma força-tarefa entre secretarias municipais, a Prefeitura de Manaus anunciou um plano de ações para a reabilitação do centro da capital, que vão complementar o programa “Nosso Centro”. A medida tem mais de 20 ações coordenadas e integradas, que prometem transformar a área central em um polo turístico com atrativos e sinalizações viárias para proporcionar aos turistas, e também aos moradores da capital, eficiência e segurança para circular nas ruas. O projeto foi apresentado, nesta terça-feira, 12/12, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos com a Governador Vitório, Centro.

Fotos – Karol Silva / IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) desempenhará um papel crucial nesse projeto, começando com a readequação da sinalização viária. Uma das primeiras medidas a ser implantada será a pintura de sinalização horizontal em frente aos hotéis da área central, locais que recebem um grande fluxo de turistas. Essa sinalização será padronizada, para facilitar a identificação e orientação. O objetivo é transformar a região central de Manaus em um vibrante polo turístico, enriquecido com atrativos culturais e melhorias nas sinalizações viárias, proporcionando tanto aos turistas quanto aos residentes locais uma experiência mais eficiente e segura ao transitar pelas ruas da capital.

Continua depois da Publicidade

“Dentro das ações conjuntas que a prefeitura está realizando para a revitalização do centro da cidade, o IMMU está criando a vaga de embarque e desembarque dos hotéis por tempo determinado. Nós estamos fazendo a padronização da sinalização vertical e horizontal dos hotéis do centro, de maneira que quem acesse os hotéis têm essa vaga garantida de até 15 minutos para fazer o seu embarque, desembarque, e também realizar a carga e descarga da sua bagagem e acessar os hotéis com mais tranquilidade”, frisou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.

Além disso, para 2024, a prefeitura planeja uma modernização dos pontos de ônibus na região central. Essa reforma incluirá a substituição das tradicionais telhas de barro por estruturas mais modernas e eficientes, proporcionando maior conforto e proteção aos usuários do transporte público. Essa mudança representa um avanço significativo na infraestrutura urbana de Manaus, alinhando a cidade com padrões que visam facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo-lhes serviços de transporte público mais acessíveis e confortáveis.

A prefeitura já realizou um investimento na sinalização de algumas vias do Centro, incluindo as ruas Luiz Antony, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, 7 de Setembro, assim como a implantação de alguns semáforos novos também nessas vias. Além disso, o IMMU fará a revitalização da sinalização de algumas vias principais do comércio, como Eduardo Ribeiro, 24 de Maio e Saldanha Marinho, que complementarão as mudanças que serão realizadas no centro da cidade.

Continua depois da Publicidade