Conforme o levantamento apresentado pelo instituto PoderData, a aprovação do governo do presidente Lula (PT) tem enfrentado uma trajetória decrescente desde o início da gestão petista no início deste ano. Em dezembro, Lula marcou 46% de aprovação, uma queda de 6 pontos percentuais em comparação com o mês de janeiro, onde alcançou 52%.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O atual mandatário do executivo federal, foi eleito no segundo turno das eleições de 2022 com 50,90% dos votos, e sua avaliação atual, está bem abaixo do patamar conquistado no pleito do ano passado. Contudo, em caminho inverso, a taxa de desaprovação do petista aumentou 5%, saindo dos 39% no início do ano, para 44% no fechamento do período anual.
Continua depois da Publicidade
Segundo o instituto de pesquisa, quando se compara a curva de aprovação com a de desaprovação a cada 2 a 3 meses, observa-se um empate na questão de oscilação dentro da margem de erro na casa dos 2 pontos percentuais. Entretanto, no acumulado do ano os números mostram uma desvantagem de Lula e seu governo.
A análise da Instituição PoderData foi realizada entre os dias 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações telefônicas (celulares e fixos) e foram entrevistadas 2500 pessoas em 244 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos e o índice de confiança no levantamento é de 95%.