Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (28), pela empresa de pesquisa Poder Data indicou que a popularidade do governo Lula 3 está em decadência desde janeiro deste ano. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de setembro e o resultado é um empate técnico. A aprovação à administração petista figura na casa dos 48%, entretanto a rejeição está na marca dos 45%.
O Poder Data identificou que a diferença entre as porcentagens é a menor desde o início do governo esquerdista, quando a desigualdade entre aprovação e rejeição era de 13% em janeiro. A pesquisa afirma que apesar dos índices de aprovação oscilarem dentro da margem de erro, a tendência do aumento da rejeição leva os números a uma aproximação.
Continua depois da Publicidade
A pesquisa afirma que é natural que todos os presidentes em início de mandato tenham uma atenção positiva da população. Porém esse período dura apenas um ano, quando o eleitorado deixa de lado a certeza de que, o que foi prometido na eleição possa ser cumprido. O levantamento aponta que esse período pode está chegando ao seu final. Um dos indicadores dessa mudança é a certeza de que o melhor na economia já possa ter passado, pois a inflação já voltou a subir.
A pesquisa realizada entre os dias 24 a 26 de setembro, entrevistou por telefone, 2500 pessoas em 212 municípios em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro está em 2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança está na casa de 95%.