POLÍTICA

Pauderney Avelino é afastado do comando do União Brasil do Amazonas e exonerado do cargo da Sedecti

Segundo o processo movido pelos afiliados do União Brasil do Amazonas, a recondução de Pauderney à presidência regional do UB apresentou ilegalidades.


O ex-deputado Pauderney Avelino (UB) foi removido do cargo de presidente do União Brasil – Amazonas mediante uma decisão proferida pelo juiz José Renier da Silva do Guimarães da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, que expediu o documento na terça-feira (16) e apresentado no dia seguinte (quarta-feira-17). Conforme o despacho, o juiz decretou a suspensão da convenção partidária do Diretório Estadual do União Brasil (UB), realizada no dia 26 de abril deste ano, após acatar o pedido de filiados da legenda.

Continua depois da Publicidade

Avelino foi eleito no dia 26 de abril desse ano, na convenção da sigla, que contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Parintins, Bi Garcia (UB), e de Eirunepé, Raylan Barroso (MDB).

Segundo informações da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, o documento que pedia a suspensão da convenção do União Brasil Amazonas, foi movida pelo Secretário de Governo do Amazonas, Sérgio Litaiff, e dos deputados estaduais Roberto Cidade (presidente da Assembleia Legislativa do Estado), Joana Darc, Adjuto Afonso, George Lins, Mário César Filho, Thiago Abrahim. O documento também contou com a participação dos deputados federais, Fausto Santos Jr. e Saullo Vianna.

Segundo o processo movido pelos afiliados do União Brasil do Amazonas, a recondução de Pauderney à presidência regional do UB apresentou ilegalidades. Os afiliados alegam pelo menos cinco irregularidades no pleito que oficializou a convenção.

Continua depois da Publicidade

No pedido apresentado à justiça contra Pauderney, também foi apresentado o argumento de que a Convenção Extraordinária não reuniu o número mínimo de filiados necessários para a realização do ato.

Pauderney também foi exonerado do cargo de titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no final da tarde dessa quarta (17) pelo governador Wilson Lima (UB). O ex-secretário estava no comando da pasta desde o dia 20 de janeiro desse ano. A sua exoneração será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (18).

Continua depois da Publicidade

O ex-deputado foi escolhido para comandar a pasta de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas por ter uma boa interlocução com Brasília (DF) e também com o Estado de São Paulo. Pauderney foi secretário da representação do Amazonas, no período de 18 de outubro de 2019 até 2 de abril de 2022, quando saiu para disputar uma cadeira de deputado no parlamento nacional, porém não obteve sucessos.