O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (18) um levantamento onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (condenado à inelegibilidade de 8 anos pelo TSE) venceria o atual presidente Lula (PT) em uma possível disputa eleitoral pela presidência da república em 2026. Segundo o instituto, o resultado aponta vitória de Bolsonaro contra o petista tanto no 1°quanto no 2° turno do processo eleitoral.
No primeiro cenário da pesquisa, (na opção estimulada — onde o entrevistador apresenta os nomes de candidatos) na eleição de 1° turno, Bolsonaro obteve 36% dos votos, enquanto Lula alcançou 33,8% dos eleitores entrevistados. Além de Lula e Bolsonaro, foram citados também outros possíveis candidatos. O ex-ministro da economia Ciro Gomes (PDT), vem em terceiro lugar com 7,7%, em seguida vem o cantor sertanejo Gusttavo Lima (Sem Partido), alcançando 5,1% dos votos.
Continua depois da Publicidade
Continuando com a lista de candidatos, empatados com 2,7% das intenções de votos, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O governador do Pará Helder Barbalho (MDB) finaliza a lista de proponentes à presidência da república com 1,1% dos eleitores entrevistados.
A soma dos eleitores que responderam que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos citados chegou a 7,6%. O número de eleitores indecisos chegou à casa dos 4,4%. O instituto informou que a margem de erro nesta pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário do 2° turno das eleições presidenciais, o ex-presidente Bolsonaro venceria as eleições com 45,1% dos votos contra 40,2% do atual presidente Lula. A soma dos votos nulo, branco ou em nenhum dos candidatos citados está em 10,7%. Os eleitores indecisos estão na casa dos 4%.
Continua depois da Publicidade
A pesquisa realizada pelo Instituto Paraná entrevistou pessoalmente 2.010 pessoas, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, nos 26 estados e no Distrito Federal da federação brasileira. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.