O senador Omar Aziz (PSD) afirmou, nesta segunda-feira (23), que tem a garantia da preservação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) da preservação dos incentivos fiscais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), em razão das recentes declarações do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sobre a meta de zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Continua depois da Publicidade
A declaração ocorreu durante a posse de Pauderney Avelino como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na Sede do Governo do Amazonas. Omar explicou que teve contato com o presidente sobre o assunto.
“Sugeri que Pauderney elaborasse uma equipe, e eu indiquei o nome do Thomaz Nogueira, que já trabalhou comigo e porque tem uma relação boa com o pessoal em Brasília. Eu liguei para o Lula, no sábado, e ele disse “isso é problema meu, Omar. Esperamos que possamos sair dessa reforma, que é necessária para país, bem seguros. É uma matéria complexa, difícil; e não se engane que só o Amazonas ficou preocupado; todos os estados do norte e nordeste também têm essa preocupação, quando falar em IPI”, contou Omar.
Continua depois da Publicidade
O assunto foi o ponto alto da solenidade que contou com a presença do governador Wilson Lima (União); Prefeito David Almeida (Avante); do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União); de autoridades ligadas ao comércio e indústria do estado, além da ex-deputada federal Rebeca Garcia.
“Temos uma entidade a preservar. Não podemos abrir mão da nossa galinha dos ovos de ouro. Juntando todas as riquezas e atividades e o que a Zona Franca produz, temos 80% da riqueza produzida com esse modelo. Tratamos de expansão, e falei com Alckmin. Temos de buscar diversificação; precisamos sim buscar agora trabalhar na elaboração das propostas, sendo uma que está na Câmara (dos deputados) e outra no Senado. Vamos juntar duas propostas para se buscar ali o que governo deverá apresentar para assegura as receitas do Amazonas”, disse Pauderney Avelino.
Continua depois da Publicidade
Por seis vezes eleito deputado federal, o novo secretário da Sedecti tem o perfil técnico-político e carrega a marca de ser um defensor da Zona Franca de Manaus (ZFM). Avelino foi diretor da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e teve forte atuação na Câmara dos Deputados, em Brasília, em prol da segurança do Polo Industrial de Manaus (PIM).