Transição

Omar aceita convite para participar de Comissão de transição no governo Lula

Omar declarou que também irá trabalhar junto ao presidente eleito durante a nova legislatura para garantir os benefícios da população mais carente.


Senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), concordou participar da Comissão de Transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no segundo turno das eleições gerais desse ano. Segunda a assessoria do senador, o convite veio do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que é coordenador da equipe de transição do novo governo, após uma conversa com seu colega de partido, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Omar, que preside a comissão de Segurança Pública do Senado, deve se afastar dos trabalhos na casa.

Continua depois da Publicidade

Em uma reunião com o presidente eleito e seu vice, nesta quarta-feira (09), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição, foi decidido que o parlamentar do Amazonas vai assumir a equipe de transição temática de segurança pública. Omar foi indicado por sua experiência na área de segurança em cargos públicos, e no Senado, ajudou na criação da Comissão de Segurança Pública, (posteriormente eleito presidente da Comissão) dando ênfase na importância de investimentos nas áreas de fronteira.

“Vou participar da equipe de transição temática de segurança pública porque é uma coisa importante que eu domino bem” disse Omar em suas redes sociais.

Omar declarou que também irá trabalhar junto ao presidente eleito durante a nova legislatura para garantir os benefícios da população mais carente. “Estive agora com o presidente Lula. Excelente reunião. Discutimos, principalmente, a PEC para manutenção do bolsa-família de R$ 600 e mais ajuda para famílias que têm crianças de até 6 anos. Acredito que vai passar nas casas parlamentares e os benefícios dos brasileiros serão mantidos. Vamos construir isso com todos os partidos e fazer o nosso País avançar”, declarou Omar.

Continua depois da Publicidade

A presidente do PT e responsável pela coordenação de articulação política do Gabinete de Transição, a deputada federal Gleisi Hoffmann, já havia confirmado nesta terça-feira, 8/11, a participação do Partido Social Democrático (PSD) no processo após uma “ótima conversa” com o presidente da sigla, Gilberto Kassab. Na ocasião o Líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional também confirmou a presença de seu colega de partido o deputado Marcelo Ramos (PSD) na equipe de transição, no grupo técnico de Indústria Comércio.

Continua depois da Publicidade

“O deputado federal Marcelo Ramos vai integrar a equipe temática de indústria e comércio, o que é importante pois essa área trata da Zona Franca de Manaus. Com isso, o Amazonas consegue participar diretamente da transição naquelas peculiaridades que mais nos aflige, na questão da indústria e da segurança”, detalhou o senador.

Com a participação do parlamentar, aumentam as especulações de Omar assumir um ministério no governo petista. Apesar de se dispor para trabalhar em qualquer área, o senador tem mais afinidade com os setores da infraestrutura e segurança pública.

Omar será mais um dos políticos que declararam apoio à candidatura petista a integrar a comissão de transição governamental, a exemplo da senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB), que atua na área de desenvolvimento social da transição; além do ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), derrotado no segundo turno durante a disputa pelo governo de São Paulo.