O Boi Manaus não poderia acontecer em melhor momento para Wilson Lima. O atual governador encontra na celebração do 353º aniversário da capital amazonense, que terá seu ápice na virada do dia 23 para 24 de outubro, o clima festivo perfeito para sua reeleição, sob a gestão habilidosa do prefeito David Almeida. Importante ressaltar que esta série de eventos acontece uma semana antes do “Dia D” das Eleições 2022, o domingo 30 de outubro.
Continua depois da Publicidade
Neste feriado do Dia das Crianças (12/10), David Almeida abriu oficialmente o período de festividades, com a tradicional Feirinha do Tururi que, além de movimentar a economia, turismo e cultura, deve colorir ainda mais a cidade e beneficiar a campanha do governador. Sem falar no evento Manaus Adventure 2022, que ocorre entre 14 e 16/10 e consolida também a capital no roteiro do turismo esportivo internacional.
Aliás, nesta reta final, o prefeito tem feito seu dever de casa digno de nota máxima. Foi a Brasília se reconciliar com o presidente Bolsonaro; anunciou o “tricampeonato” de Manaus no ranking nacional no programa de atenção primária à saúde, o Previne Brasil, do Ministério da Saúde; emplacou definitivamente o nome de Tadeu de Souza, seu indicado a vice da chapa de Wilson, reconduzindo também, às suas pastas, Shadia Fraxe na Saúde (Semsa) e Sabá Reis na Limpeza Urbana (Semulsp), demonstrando assim muita habilidade política; enfim, tem demonstrado maestria em sua gestão, estabelecendo um novo grupo político no Estado, inclusive elegendo seu irmão, Daniel Almeida, como deputado estadual.
Continua depois da Publicidade
Isso deve garantir ainda mais fôlego ao governador, que no primeiro turno venceu na capital com 34,37% dos votos válidos, enquanto o senador Eduardo Braga alcançou apenas o 4º lugar, com 13,22%, ficando atrás de Amazonino (24,56%) e Ricardo Nicolau (18,14%). Por outro lado, Braga venceu em 13 municípios, entre eles alguns importantes polos, como Itacoatiara, Anori e Lábrea. Eduardo precisa correr atrás do prejuízo em Manaus, pois a diferença entre ambos ultrapassa os 225 mil votos. É chão para se caminhar…
Uma esperança surge quando o emedebista se recorda do último grande fôlego de reforço que pode ter, caso o ex-presidente Lula, a quem apoia, retorne à capital amazonense antes do dia 30. O que deveria sim fazer, pois os números não são favoráveis ao petista. Entre os eleitores manauaras, o presidente Bolsonaro venceu com 53,55%, contra 37,02% de Lula. Diferença de mais de 190 mil votos.
Continua depois da Publicidade
Bolsonaro não deve vir. Pois já enviou nesta semana sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, juntamente com a senadora eleita pelo DF, Damaris Alves, e companhia, em agenda na capital amazonense somente para mulheres. Com a casa de eventos lotada, faltou espaço para quem quis participar. Assim como o Boi Manaus, que promete lotar o Centro de Convenções sendo o maior da história, depois de dois anos de paralisação nestas festividades.