NOVA INVASÃO

MST acusa governo Lula de não cumprir acordo e volta a invadir área da Embrapa

A ocupação do MST ocorre no local onde será realizado o evento Semiárido Show, previsto para os dias 1º a 4 de agosto na unidade da Embrapa em Petrolina.


Integrantes do Movimento Sem Terra (MST), invadiram novamente uma área de estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), neste domingo (30), no município de Petrolina, sertão de Pernambuco. Um comunicado foi divulgado pelo MST, informou que o governo federal não cumpriu com os prometidos em abril.

Foto: MST/Divulgação

A invasão do MST ocorre no local onde será realizado o evento ‘Semiárido Show’, previsto para os dias 1º a 4 de agosto na unidade da Embrapa em Petrolina.

Continua depois da Publicidade

Em nota, o MST divulgou uma nota informando que “a reocupação durante o evento planeja chamar a atenção das autoridades sobre a emergência da implementação da Reforma Agrária, considerando que desde as negociações com os órgãos competentes, não houve avanço nas pautas e os acordos ficaram estagnados”.

O MST já havia invadido a área da Embrapa em abril desse ano, em um período onde o movimento tradicionalmente realiza várias invasões forçando para uma agilização do processo de reforma agrária. Porém, após negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) os posseiros deixaram a área federal.

Conforme o pronunciamento do MST, foram prometidos pelo governo federal, a destinação de parte da área para reforma agrária; o repasse de áreas para assentar as famílias que faiam parte da ocupação; e a recriação da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Petrolina.

Continua depois da Publicidade

Conforme o MST, “já são quatro meses de espera após esse acordo com o governo federal”. O movimento espera que o ministério, melhore a situação em Petrolina, resolver o problema do acampamento e, ao mesmo tempo, permitir que a Embrapa realizasse o Semiárido Show”.

“O MDA rompeu com todos os acordos e tenta fazer o Semiárido Show sem cumprir nada do que foi acordado para resolver a questão das famílias acampadas”, diz o comunicado. O MST acrescenta que não quer atrapalhar o evento, mas não permitirá sua realização “se não for cumprido o mínimo do mínimo”.

Continua depois da Publicidade

O evento Semiárido Show, (que está com a sua veiculação desse ano ameaçada pela invasão do MST) é uma feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do semiárido brasileiro. Os posseiros do MST, informaram que aguardam a presença do governo federal, o qual estava com a presença marcada no evento através do MDA e do Incra, para novas negociações.

A Embrapa divulgou uma nota de repúdio contra o ato praticado pelo MST: “A empresa rapidamente adotou todas as medidas necessárias para a desocupação da área, visando a realização do evento na área da Embrapa Semiárido, conforme planejado, com apoio interno, e de várias estruturas do governo, incluindo ministérios, Incra e outras instâncias competentes”.

Segundo a Embrapa, todos os posseiros do MST já se retiraram do local e o evento de abertura do Semiárido Show está confirmado para esta terça-feira (1º).