LUTO

Morre aos 86 na Itália o bilionário e ex-premier Silvio Berlusconi

Silvio foi um dos mais influentes políticos no país, durante décadas, apesar do mesmo está envolvido em escândalos sexuais.


Morreu nesta segunda-feira (12) na Itália, o ex-primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi de 86 anos. O político italiano estava internado desde o dia 9 de junho em um hospital de Milão. Nos últimos anos o ex-premier enfrentava vários problemas de saúde, indo de problemas cardíacos, câncer, até sequelas causadas pela Covid-19 contraída em setembro de 2021. Ele deixa cinco filhos de dois casamentos e avô de vários netos.

Silvio Berlusconi, leader of Forza Italia party speaks during a general election campaign rally by right-wing coalition made up of Brothers of Italy, Forza Italia, and League parties, in Rome, Italy, on Thursday, Sept. 22, 2022. ItalyÕs right-wing coalition would not seek an overhaul of the countryÕs plan for spending European Union recovery funds, a leading member of the alliance said as investors closely watch Sunday’s elections. Photographer: Alessia Pierdomenico/Bloomberg

Berlusconi foi diagnosticado com Câncer no sangue (Leucemia mieloide crônica), que é uma forma mais grave da doença. Conhecido como “imortal” por sua longevidade na política italiana, e da sua grande influência na política, economia e sociedade, o político teve seu ápice, quando em 1994, foi eleito o primeiro-ministro da Itália e ficou no poder por nove anos (1994-2011). O período é considerado pelos italianos como a “era de ouro da economia do país”.

Continua depois da Publicidade

Silvio foi um dos mais influentes políticos no país, durante décadas, apesar do mesmo está envolvido em escândalos sexuais e vários processos judiciais. Polêmico, Berlusconi fez declarações pró-Rússia, além de ter uma forte amizade com o presidente Vladimir Putin. O político foi o criador do Partido “Força Itália” em 1993.

O histórico de problemas de saúde de Berlusconi, sempre o acompanharam durante a sua vida pública. Em 1997, Silvio passou por uma cirurgia da retirada da Próstata. Após 19 anos, o empresário passou por mais uma cirurgia, dessa vez foi o coração. Além das duas primeiras cirurgias, Berlusconi passou também por procedimentos como: retirada do osso menisco, colocação de marca-passo, cirurgia na mandíbula, tendinite, uveíte – doença nos olhos -, catarata, entre outras operações.

Com o título de “Cavaliere”, Silvio, foi julgado e absolvido em 2022 por uma ação, onde foi acusado de ter subornado testemunhas para que mentissem sobre suas festas “bunga-bunga”. O ex-premier comemorou a decisão judicial: “Fui Finalmente absolvido após mais de 11 anos de sofrimentos, calúnias e danos políticos incalculáveis”, reagiu na época.

Continua depois da Publicidade

Entretanto, Berlusconi também sofreu derrotas no âmbito jurídico, como em agosto de 2013, onde foi condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal. Silvio cumpriu a sentença no ano seguinte na forma de serviço comunitário, o que lhe custou seu título de “Cavaliere”.

O bilionário foi dono do Clube de Futebol “Milan” e também era dono da Fininvest, e na mídia foi dono de canais de televisão (Mediaset), jornais e edições da Mondadori. Silvio foi o responsável pela fundação do primeiro canal de sinal fechado.

Continua depois da Publicidade