ALINHAMENTO POLÍTICO

Ministro da Economia argentino desembarca, nesta segunda (28), em Brasília para reunião com Lula e Haddad

Apesar de Sergio Massa ser candidato a presidência da Argentina, a pauta oficial será o apoio do Brasil para a inclusão do país no Brics


O presidente Lula (PT) juntamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) tem um encontro marcado, na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, com o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, candidato da situação a presidência da Argentina.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O encontro entre os três políticos deverá acontecer no Palácio do Planalto. Apesar de Sergio Massa ser candidato a presidência da Argentina, a pauta oficial será o apoio do Brasil para a inclusão do país portenho no Brics, a discussão da inclusão da moeda chinesa ‘Yuan’ no comércio entre os países. Brasil e Argentina conduzem atualmente transações financeiras através do Dólar americano.

Continua depois da Publicidade

Em junho de 1990, foram realizadas entre os países sul-americanos, ações bilaterais que também devem ser discutidos na reunião. O objetivo das conversas é retomar a estratégia conjunta de desenvolvimento mútuo.

Interlocutores de Lula acreditam também que o encontro entre as partes é uma tentativa de apoio dos petistas à candidatura de Massa na eleição presidencial argentina. Na ocasião, o petista não declarou oficialmente adesão à candidatura do atual ministro da Economia da Argentina, porém é um indício de apoio ao governo ao seu aliado político presidente Alberto Fernández.