POLÍTICA

Lula viaja ao Paraguai para a posse do direitista Santiago Peña

Após retornar ao Brasil, Lula deverá continuar as negociações sobre a minirreforma ministerial.


O presidente Lula (PT) viaja, nesta segunda-feira (14) para o Paraguai, onde deve participar da posse de Santiago Peña como novo presidente do país. O petista deve aproveitar a viagem para tentar renegociar o tratado sobre a venda da energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu (administrada pelos dois países). Na ocasião, o atual tratado, que já existe há 50 anos, define que os brasileiros devem pagar o dobro da energia produzida pela empresa ‘binacional’.

Foto:Valter Campanato/Agência Brasil

Lula planeja negociar com Peña, o qual é do partido Colorado, de Direita, onde deverá cumprir um mandato de 5 anos como presidente do Paraguai. Peña visitou o Brasil em julho deste ano em Brasília, recebido por Lula no Palácio do Alvorada. Na ocasião, os políticos conversaram sobre o atual tratado entre os países. Em maio, Penã esteve outra vez no Brasil (a qual é o maior parceiro comercial e o maior destino das exportações paraguaias) nas primeiras tratativas como chefe de Estado.

Continua depois da Publicidade

Lula deverá conversar ainda, nesta segunda, com o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, de centro-esquerda (2008 – 2012). O Paraguai será o 16º país a ser visitado pelo petista em oito meses de governo. No primeiro semestre de 2023, o custo das viagens do presidente ao Itamaraty está na casa dos R$24 milhões. Os valores correspondentes à Força Aérea Brasileira (FAB), estão sob sigilo.

Após retornar ao Brasil, Lula deverá continuar as negociações sobre a minirreforma ministerial. O petista cogita bater o martelo sobre os órgãos a serem disponibilizados para o Partido Progressistas e também para o Partido Republicanos, que pretendem assumir ministérios e presidências de estatais.