ENCONTRO

Lula recebe visita do primeiro-ministro do Vietnã e assina acordos comerciais com o país asiático

Após o encontro, Lula concedeu uma entrevista coletiva onde citou como ‘impressionantes’, os avanços econômicos nas últimas décadas pelo Vietnã


O presidente Lula (PT) recebeu, nesta segunda-feira (25), o primeiro-ministro da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh, que está realizando uma visita oficial ao Brasil. Na ocasião, Lula estava utilizando uma máscara protetora devido à recomendação médica, pois o chefe do executivo brasileiro irá se submeter a um procedimento cirúrgico marcado para a próxima sexta-feira (29).

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Após o encontro, Lula concedeu uma entrevista coletiva onde citou como ‘impressionantes’, os avanços econômicos nas últimas décadas do país asiático. O petista citou os acordos assinados entre os dois países e destacou o interesse do governo brasileiro da aproximação entre as nações nas áreas da agricultura, educação e defesa. Na ocasião, Lula agradeceu o apoio do Vietnã para a entrada do Brasil no Conselho permanente de Segurança da ONU.

Continua depois da Publicidade

“Somos dois países do Sul Global comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e o combate à fome e à pobreza. Desejamos maior representatividade na governança internacional”, declarou.

Dos acordos assinados entre os países, Lula explicitou um plano de ação para agilizar a abertura do mercado econômico vietnamita para os produtos agropecuários brasileiros. Além da medida, outros projetos discutidos na pauta, definiram:

  • O intercâmbio de estudantes entre os países;
  • Um memorando para exportação de equipamentos de defesa, e
  • O anúncio da visita da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a uma reunião no país asiático na Comissão Conjunta de Ciência e Tecnologia.

“Somos hoje um dos principais fornecedores de soja, carnes e algodão para o mercado vietnamita. O Vietnã é o sexto maior mercado de produtos do agronegócio brasileiro. Queremos expandir esse fluxo, e também diversificá-lo, com mais produtos de alto valor agregado”, comentou o presidente.

Continua depois da Publicidade

O petista citou também do interesse vietnamita do fechamento de um acordo comercial com o Mercosul, prometendo levar a pauta para outros países. “Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão. É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN”, disse.

No final da coletiva, Lula prometeu visitar o Vietnã, na celebração dos 35 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os países, em 2024.

Continua depois da Publicidade