O presidente Lula (PT) sugeriu nessa quarta-feira (12) ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a criação de um programa federal para oferecer uma redução nos preços dos eletrodomésticos vendidos no Brasil. Conforme o petista, em evento no Palácio do Planalto “se tá caro, vamos baratear”.
Continua depois da Publicidade
“Falei pro Alckmin: que tal gente fazer uma aberturazinha para linha branca outra vez? Facilitar a compra de geladeira, televisão, máquina de lavar roupa. As pessoas de quando em quando precisam trocar seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar”.
Lula, em tom de brincadeira, solicitou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aluizio Mercadante, a liberação de crédito pelas duas pastas para o povo poder ter o poder de compra no comércio. “Abre a mão um pouquinho para gente poder facilitar a vida desse povo que quer ter acesso às coisas.”
Em 2009, durante o seu segundo mandato de presidente, Lula anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para geladeira, fogão e máquina de lavar roupa (linha branca). A Iniciativa foi executada através do Ministério da Fazenda. A medida foi realizada para durar apenas três meses, o programa durou até o final de janeiro de 2010.