DIRETOR ABIN

Lula indica ex-diretor da Polícia Federal de seu 2º mandato de presidente para comandar a Abin

A motivação para a mudança de gerência do órgão, foi devido aos atos extremistas ocorridos no dia 8 de janeiro.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União o nome do delegado Luiz Fernando Corrêa para o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Luiz foi diretor-geral da Polícia Federal de 2007 a 2011, durante o 2º mandato de Lula. Antes da nomeação, na quinta-feira (2) o petista homologou a transferência da Abin do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, comandada pelo ministro Rui Costa (PT).

Continua depois da Publicidade

O delegado Luiz Fernando foi secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Sua formação em Direito tem uma especialização em políticas públicas na área de segurança. O novo mandatário da Abin, vai comandar um órgão central de inteligência, que “tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de inteligência do país, orientadas a política e as diretrizes estabelecidas em legislação específica”, descreve o decreto de criação.

A agência estava sob o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que obrigatoriamente tem que ser comandado por um militar, e o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias está responsável pelo Gabinete. Com a mudança, o órgão de inteligência deixa de ser liderado por um militar.

A motivação para a mudança de gerência do órgão, foi devido aos atos extremistas ocorridos no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes do STF (Supremo Tribunal Federal), do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, em Brasília, onde destruíram parcialmente os 3 prédios. De acordo com matérias divulgadas pela imprensa, mensagens divulgadas alegam que o GSI foi alertado pela Abin da possibilidade de invasão dos Três Poderes, entretanto o órgão federal minimizou o risco e não acionou as Forças Armadas.

Continua depois da Publicidade