GASTOS PÚBLICOS

Lula gastou mais com publicidade para TV em 2023 do que em campanha de prevenção da dengue

Os dados foram adquiridos pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom)


Dados divulgados pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) indicam que o Ministério da Saúde reduziu em 2023 os gastos com campanhas preventivas contra a dengue em 61% em comparação com 2022. O Brasil vive atualmente o pior surto da doença na história, com mais de 2,6 milhões de casos registrados, com 1.000 mortes confirmadas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os gastos realizados pelo atual governo federal já em 2023 contabilizam o valor de R$ 12,2 milhões, o menor desde 2019, quando os números sobre investimentos nessas campanhas passaram a ser computados. Em 2022, os gastos foram de R$ 31,6 milhões em campanhas de esclarecimento sobre a doença.

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Contudo, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), os gastos com publicidade do atual governo federal para os canais de televisão e afiliadas do Grupo Globo tiveram um acréscimo de 60% em 2023. De todos os gastos registrados com propagandas governamentais nas redes de TVs abertas no Brasil e a grupos de mídia, a Globo possui 56% de todos os anúncios televisivos.

Os valores saltaram de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões já no primeiro ano do governo Lula 3. A 2ª colocada é a Rede Record com R$ 43 milhões, seguida do SBT com R$ 35 milhões e BAND com R$ 13 milhões. Os dados também foram adquiridos pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).

Em 2022 a Rede Globo recebia 28% dos gastos com publicidade governamental para a televisão, tendo em 2023 um aumento de 50% nesses valores. A segunda e terceira colocada das verbas federais (Record, BAND) tiveram metade e até menos pagamentos do atual governo Lula.

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Entretanto, os gastos com publicidade no governo Lula 3 em 2023 tiveram uma redução em relação ao ano anterior. Em 2022, o governo federal gastou R$ 633 milhões, enquanto o atual governo gastou cerca de R$ 451 milhões. Porém, em 2022, os gastos eram mais equilibrados para cada meio de comunicação (impresso, rádio, TV e internet). Contudo, em 2023, os gastos com televisão tiveram um percentual de 56%, bem maior que os outros tipos de mídia.