Dados divulgados pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) indicam que o Ministério da Saúde reduziu em 2023 os gastos com campanhas preventivas contra a dengue em 61% em comparação com 2022. O Brasil vive atualmente o pior surto da doença na história, com mais de 2,6 milhões de casos registrados, com 1.000 mortes confirmadas.
Os gastos realizados pelo atual governo federal já em 2023 contabilizam o valor de R$ 12,2 milhões, o menor desde 2019, quando os números sobre investimentos nessas campanhas passaram a ser computados. Em 2022, os gastos foram de R$ 31,6 milhões em campanhas de esclarecimento sobre a doença.
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Contudo, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), os gastos com publicidade do atual governo federal para os canais de televisão e afiliadas do Grupo Globo tiveram um acréscimo de 60% em 2023. De todos os gastos registrados com propagandas governamentais nas redes de TVs abertas no Brasil e a grupos de mídia, a Globo possui 56% de todos os anúncios televisivos.
Os valores saltaram de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões já no primeiro ano do governo Lula 3. A 2ª colocada é a Rede Record com R$ 43 milhões, seguida do SBT com R$ 35 milhões e BAND com R$ 13 milhões. Os dados também foram adquiridos pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).
Em 2022 a Rede Globo recebia 28% dos gastos com publicidade governamental para a televisão, tendo em 2023 um aumento de 50% nesses valores. A segunda e terceira colocada das verbas federais (Record, BAND) tiveram metade e até menos pagamentos do atual governo Lula.
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Entretanto, os gastos com publicidade no governo Lula 3 em 2023 tiveram uma redução em relação ao ano anterior. Em 2022, o governo federal gastou R$ 633 milhões, enquanto o atual governo gastou cerca de R$ 451 milhões. Porém, em 2022, os gastos eram mais equilibrados para cada meio de comunicação (impresso, rádio, TV e internet). Contudo, em 2023, os gastos com televisão tiveram um percentual de 56%, bem maior que os outros tipos de mídia.