Em seu programa semanal “Conversa com o Presidente”, Lula (PT) afirmou, nesta terça-feira (26) sobre suas perspectivas em relação à cirurgia no quadril, a qual irá se submeter na próxima sexta-feira (29). O presidente deve corrigir um problema no quadril agravado por uma artrose. Na ocasião, Lula afirmou esta “otimista” e planeja ser disciplinado na sua recuperação.
![](https://centraldopoder.com.br/wp-content/uploads/2023/09/live-lula-nisia-santana-848x477-1.jpg)
Imagem: YouTube
“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou que não vai me filmar de andador. Então, significa que vocês não vão me ver de andador, de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse operado”, disse Lula sobre seu fotógrafo oficial e secretário de audiovisual da Secom.
Continua depois da Publicidade
Na ocasião, o petista contou sobre seu problema que começou em 2022, em plena campanha eleitoral, onde se queixou de dificuldades de locomoção. Lula afirmou que a gravidade do problema quase o obrigou a realizar a cirurgia logo após o pleito, em outubro.
“Naquela cena que você viu eu pulando no carro de som [durante a campanha eleitoral], não sabe a dor que eu sentia. Mas eu pulava porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, não passa otimismo para a sociedade. Eu queria operar logo depois das eleições. Mas pensei que se operasse, iam dizer: ‘O Lula está velho, ganhou as eleições e já está internado’”, disse.
O procedimento cirúrgico do presidente será realizado pelo médico particular do petista, Roberto Kalil e terá a participação da Dr.ª Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República. Um ortopedista que não teve seu nome divulgado pela Secom também irá participar da cirurgia. O médico pessoal de Lula irá vir de São Paulo à Brasília para realizar o procedimento.
Continua depois da Publicidade
Depois da operação, o chefe do Executivo irá ficar em repouso por, no mínimo, 3 semanas no Palácio da Alvorada, em Brasília.