O presidente Lula (PT) desembarcou, nesta sexta-feira (8) em Nova Délhi, Índia, para participar, no sábado (9), da 18ª Cúpula do G20, que corresponde as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. A viagem presidencial teve que realizar três paradas devido à limitação da aeronave presidencial, com escalas em Recife, Túnis-Tunísia e finalizando na Índia.
Lula realiza sua 13ª viagem este ano, e as pautas da reunião estão direcionadas ao meio ambiente, mudanças climáticas, sustentabilidade e governança global. Na ocasião, também será discutida na Cúpula a questão das desigualdades sociais e a fome no mundo.
Continua depois da Publicidade
O Brasil deve assumir a presidência do grupo em 1º de dezembro deste ano e o mandato terá duração até novembro de 2024. Lula também deve assinar em Nova Délhi, um acordo de cooperação com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para o lançamento de uma frente em apoio do uso de biocombustíveis no mundo.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chegou um dia antes na Índia, deve participara da assinatura do tratado.